sexta-feira, 2 de março de 2012

A natureza de satanás

Ez 28.13-17“Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.”

Introdução
Conforme já abordado nas lições anteriores, no livro das origens conseguimos enxergar o início da criação, do pecado, da salvação e outras coisas. Além dessas, é também no Gênesis que vemos satanás pela primeira vez agindo contrariamente aos planos de Deus. Embora tenhamos na atual conjuntura evangélica grupos dualistas, de abordagens extremistas relacionadas ao nosso adversário, nosso intuito nesta aula é mostrar biblicamente a ação do inimigo de nossas almas e desfazer falsos ensinos sobre a natureza de satanás.

1. A existência de satanás
Muitas denominações negam a existência do diabo e acabam desprezando sua atuação pelo meio em que vivemos. Embora no Antigo Testamento tenhamos poucas referências dele se comparadas ao Novo, a Bíblia não omitiu sua existência e nem mesmo sua atuação.

1.1 Ele já esteve no céu
Algumas pessoas questionam como poderia um Deus benévolo e perfeito ter criado satanás. Porém, o que Deus criou não foi este ser de natureza má, mas um anjo de luz, detentor assim como o homem de livre arbítrio. Após desejar mo lugar de Deus, ele criou uma rebelião que culminou na sua expulsão bem como a terça parte dos anjos (Ap 12.4).

1.2 Ele estava no Jardim do Éden
Ezequiel confirma que satanás esteve no éden, local onde Adão e Eva pecaram e transgrediram a ordenança divina após cederem à tentação do diabo.

1.3 Ele rodeia a terra
No livro que nos conta a história de Jó, Deus pergunta ao próprio satanás de onde ele vinha e recebeu a seguinte resposta: “de rodear a terra e de passear por ela” (Jó 1.7).

1.4 Ele será lançado no lago de fogo
Após a queda do homem, Deus traçou o plano da redenção para a humanidade e prometeu que da semente da mulher, viria alguém que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). Essa promessa será em breve cumprida quando o Deus de Paz esmagará a Satanás debaixo dos nossos pés (Rm 16.20). Além disso, o futuro final do diabo é ser lançado no lago de fogo e de enxofre (Ap 20.10).

2. A limitação do diabo
Ao mesmo tempo em que algumas correntes filosóficas e até mesmo teológicas negam a existência do diabo, outras supervalorizam seus atributos. Antes de mais nada, precisamos compreender que o nosso adversário é um querubim, uma classe poderosa na hierarquia angelical e que embora tenha poder, o possui de forma limitada, conforme veremos a seguir.
2.1 Ele não é Onipotente
Deus possui atributos que dividiu com o homem. Não somos capazes em nossa natureza caída de aplicá-las perfeitamente como o faz nosso Deus, mas ainda assim amamos, somos justos, temos sabedoria, santidade e outros. A esses atributos chamamos de comunicáveis, ou seja compartilhados. Entretanto, há outros atributos que chamamos de incomunicáveis, ou seja, exclusivos de Deus. O primeiro que abordaremos aqui é a onipotência. Fica claro para nós que o diabo não é detentor de “todo o poder”. Ele reproduziu o sinal das varas transformando-se em serpentes, as duas primeiras pragas (águas em sangue e rãs), mas não teve capacidade de imitar da terceira em diante, tendo até mesmo os feiticeiros egípcios reconhecido que era o dedo de Deus. Da mesma forma ele não teve autorização de Deus para tocar na vida de Jó. Ele possui poder, contudo, limitado. Infelizmente muitos crentes vêem demônios em tudo e acabam vivendo neurotizados em função de uma má interpretação das Escrituras, atribuindo ao nosso adversário um poder do qual ele não é detentor.

2.2 Ele não é Onisciente
Embora muitas pessoas queiram especular o diabo como capaz de ler os nossos pensamentos a Bíblia não lhe atribui tal capacidade. Pelo fato de ser antigo, conhece muitas coisas sobre o comportamento humano e dos escritos Sagrados, além de usar desses conhecimentos para tentar-nos. Uma amostra da ineficiência demoníaca em deter todo o conhecimento, está na incapacidade deles em conhecer o futuro, exceto aquilo que Deus já revelou na Bíblia Sagrada. O suposto espírito que apareceu a Saul disse que todos seus filhos morreriam, mas isso não aconteceu de fato, pois Is-Bosete reinou por dois anos após a morte do pai em Israel (2 Sm 2.8-10). Na vida de Jó aconteceu o mesmo. Deus conhecia o interior desse homem, mas satanás quis acusá-lo injustamente, dizendo que Jó servia a Deus porque tinha riquezas. Não bastasse errar uma vez, errou a segunda: ele achou que se Jó perdesse a saúde blasfemaria contra Deus, mas foi derrotado. Se ele soubesse das conseqüências que sofreria ao tentar usurpar o Trono divino, certamente hesitaria.

2.1 Ele não é Onipotente
Deus possui atributos que dividiu com o homem. Não somos capazes em nossa natureza caída de aplicá-las perfeitamente como o faz nosso Deus, mas ainda assim amamos, somos justos, temos sabedoria, santidade e outros. A esses atributos chamamos de comunicáveis, ou seja compartilhados. Entretanto, há outros atributos que chamamos de incomunicáveis, ou seja, exclusivos de Deus. O primeiro que abordaremos aqui é a onipotência. Fica claro para nós que o diabo não é detentor de “todo o poder”. Ele reproduziu o sinal das varas transformando-se em serpentes, as duas primeiras pragas (águas em sangue e rãs), mas não teve capacidade de imitar da terceira em diante, tendo até mesmo os feiticeiros egípcios reconhecido que era o dedo de Deus. Da mesma forma ele não teve autorização de Deus para tocar na vida de Jó. Ele possui poder, contudo, limitado. Infelizmente muitos crentes vêem demônios em tudo e acabam vivendo neurotizados em função de uma má interpretação das Escrituras, atribuindo ao nosso adversário um poder do qual ele não é detentor.

3. Sua astúcia
O Apóstolo Paulo disse aos efésios que satanás é um ser astuto, isto é, inteligente, esperto (Ef 6.11). De fato, suas artimanhas são bem elaboradas e desconsiderar sua ação pode ser perigoso para a vida do crente. Não queremos com isso, viver como que neuróticos, procurando como, com quem, em quê ou onde ele está agindo, mas como disse Paulo aos coríntios não desprezar seus ardis, a fim de não permitir que ele leve vantagem sobre nós (2 Co 2.10,11). Vejamos algumas amostras de sua esperteza:

3.1 A conversa com Eva
Repare a astúcia do diabo ao se dirigir a Eva. A ordem de Deus era que podiam comer de todas as árvores do jardim, exceto da do conhecimento do bem e do mal, mas a maneira que ele abordou-a foi: “É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3.1).


3.2 A proposta tentadora
Em seguida, ele propõe que Eva experimentasse do fruto, pois poderia se tornar como o próprio Deus. Muitas pessoas são seduzidas nesta área. Quantos desejam poder? Quantos não desejam ser um semi-deus? Já houve até mesmo no meio do arraial evangélico, ensinos como esse de que somos deuses. Precisamos tomar cuidado com o que é ensinado. Devemos analisar cada frase, palavra e vírgula. Como faziam os bereanos, devemos confirmar com as Escrituras para ver se é realmente assim. Muitos falsos mestres têm saído pelo mundo a fora e enganado as pessoas.

3.3 A amostra do prazer
Eva olhou para a árvore e sentiu o desejo de comer do fruto, pois “aquela árvore era boa para se comer e agradável aos olhos” (Gn 3.6). Semelhantemente, Davi olhou para Bate-seba e mesmo após o escape divino deixou a carne falar mais alto. O diabo sabe que a conseqüência do pecado é desastrosa para o homem, mas seu ardil se concentra em mostrar o prazer momentâneo. Repare que Eva se prendeu em alguns minutos de prazer e acabou perdendo sua intimidade com Deus.

3.4 A tentação de Jesus
Satanás não deixou de tentar nem sequer a Cristo e em pelo menos três áreas distintas: 1) Necessidades fisiológicas, 2) Poder e 3) Ostentação. Vale lembrar que usou até mesmo da própria Bíblia para argumentar sua proposta, por isso, o cristão deve se familiarizar com a Palavra de Deus. Não podemos achar que apenas porque alguém cita versículos bíblicos está pregando o verdadeiro Evangelho. Devemos analisar criteriosamente se este ensino está em harmonia com o contexto e com toda a Bíblia, pois esta não desmente a si mesma. Textos isolados são perigosos.


3.5 Transfigurações
Paulo disse que satanás pode se transfigurar em anjo de luz (2 Co 11.14). Assim, muitas pessoas têm sido enganadas pelo espiritismo e outras seitas. Há livros de autores evangélicos em que pessoas defendem a possibilidade de seres humanos se transformarem em lobisomens, mas não há apoio bíblico para tal comentário. O máximo que se pode aceitar é uma manifestação materializada de algum demônio, chamada popularmente de “assombração”. Lembro-me quando li o livro “Ele veio para libertar os cativos” da Dra. Rebecca Brown. Muitos ensinos controvertidos há ali naquele material e muitas pessoas o têm como um manual de libertação. Lobisomens e vampiros, era só o que faltava! Daqui a pouco aparecerão mula sem cabeça, saci-pererê, sereias, etc....


4. Ele não é invencível
Precisa ficar claro que, da mesma forma que o diabo anda em derredor, rugindo como um leão e buscando alguém que possa tragar, Deus nos deu conselhos para vencê-lo. O inimigo de nossas almas não é invencível. Nossa mente deve estar voltada para a obra de Deus e assim evitaremos de dar oportunidade ao inimigo de enchê-la com suas mentiras (Ef 617; Cl 3.1,2).  A fé é uma arma de defesa. É através dela que aniquilaremos as tentativas do diabo de impedir nossa confiança em Deus (Ef 6.16). Além disso, temos uma arma de ataque, que é a Palavra de Deus. Tomando como exemplo a maneira como Cristo venceu-o no deserto, nós também teremos êxito em nossas batalhas. É ainda pela Palavra que resistimos ao diabo e assim temos a certeza de que ele fugirá de nós (Ef 6.17; Tg 4.7)

Conclusão
Paulo deixou claro que nossa luta não é contra seres humanos e sim contra principados e potestades, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestes. Embora haja essa guerra espiritual, há também armas espirituais, poderosas em Deus. O cristão que anda bem munido da Palavra de Deus não será confundido pelo inimigo.


Questionário
1. O diabo é onipotente?
2. Nosso adversário é astuto?
3. Como podemos vencê-lo?
4. Qual será o fim dele?

Um comentário:

  1. Graça e paz amado pastor!
    seus comentários não deixou claro sobre a questão da onipresença.
    Pergunto: O diabo é onipresente?
    um abraço

    ResponderExcluir