quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Adão e a Queda do Homem

Gênesis 3.7-11,14,15 – “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Introdução
Podemos dizer que o livro do Gênesis é o livro das origens e assim sendo, é também por lá que encontraremos a origem do pecado. Precisamos compreender seu verdadeiro conceito e seus efeitos para com a humanidade, mas sobretudo, conhecer a misericórdia e amor divino, que traçando um lindo plano livrou-nos do jugo da escravidão, conduzindo-nos à salvação.

1. A Criação do homem
O homem é a obra-prima da criação. É o único ser que teve o privilégio de ter consigo a presença de Deus. O corpo humano é habitação do Espírito Santo, isso é um privilégio que nem mesmo os anjos puderam ter participação. Quando na criação, o Senhor fez todas as coisas através de Sua Palavra, mas reservou para o homem algo especial e fê-lo com Suas próprias mãos. É como se carregássemos conosco o carimbo da impressão digital divina. Depois disso o Senhor soprou nas narinas de Adão o fôlego de vida, tornando o primeiro homem, alma vivente. A palavra soprar no hebraico é “ruah” a mesma utilizada em Ez 37.14 na visão do vale de ossos secos: “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.” (grifos meus).

2. Os Erros de Adão e Eva
A Adão fora dada uma incumbência, ele precisava lavrar e cuidar o Jardim do Éden (Gn 2.15). Além desse dever ele fora alertado pelo Senhor que poderia comer de toda árvore do Jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob o aviso de que quando  o fizesse certamente morreria (Gn 2.17). Já Eva fora criada com o propósito de ser uma ajudadora idônea (Gn 2.18). Foi no descumprimento desses deveres que veio a queda do homem.
2.1 Eva não estava com o marido
O primeiro erro que contribuiu para a queda foi o desmazelo de Eva para com sua função de auxiliar o marido. Quando foi surpreendida pela serpente ela não estava ao lado de Adão.
2.2 Onde estava Adão?
Outro aspecto fundamental da queda era a localização de Adão. Onde estava o marido quando sua esposa mais precisava dele? Não podemos ser omissos em nossas responsabilidades.
2.3 Eva deu ouvidos à serpente
O inimigo de nossas almas sempre tenta nos enganar. Ele foi chamado de pai da mentira (Jo 8.44). Por isso, ouvir o que ele nos diz não é uma boa pedida. Essa falta de atenção, distraiu Eva e o diabo pôde influenciar a decisão de Eva.
2.4 Eva dialogou com a serpente
Não bastasse dar ouvidos ao enganador, ela ficou dialogando com ele. Jesus não ficou em momento algum batendo papo com o diabo, antes, venceu-o através da Palavra e assim resistiu-lhe fortemente.
2.5 Adão é conivente com Eva
Depois que Eva desobedeceu a ordenança divina, Adão deveria ter repreendido sua esposa pela atitude errada, mas ao invés disso, compartilhou do mesmo erro dela.
2.6 Não pediram perdão
Logo após a consumação do pecado, ambos sentiram-se envergonhados ao ponto de se esconderem da presença de Deus. Eles poderiam ter demonstrado arrependimento, mas preferiram transferir a culpa de um para o outro. Adão culpou Eva e esta, por sua vez à serpente.

3. O Conceito de pecado
3.1 Etimologia
A palavra geralmente usada para o pecado no grego é hamartia e tem o sentido básico de "errar o alvo". Daí vem hamartiologia, que refere-se ao estudo sobre a doutrina do pecado. O pecado de Adão e Eva dependeu antes da instrução maliciosa e tendenciosa de Satanás, por intermédio da serpente.
3.2 Deus não é o criador do pecado
Há algumas correntes filosóficas, principalmente entre os ateus, que defendem ser Deus o criador do pecado, a fim de refutar Sua perfeição. Todavia, tanto o homem quanto os anjos são seres dotados de livre arbítrio.
3.3 Origem do pecado
Embora Adão e Eva sejam sempre lembrados pela queda, o pecado teve origem mundo angelical por meio da desobediência e rebelião de satanás contra Deus, apoiado pelos anjos que o seguiram no seu intento magistral. É óbvio que Deus não criou o diabo, mas sim, um ser angelical poderoso, com o privilégio de servi-lo, como os demais anjos. Todavia, através da execução de sua liberdade de escolha (livre arbítrio), satanás optou por ser o pioneiro do pecado e juntamente com a terça parte dos anjos, intentou tomar o lugar de Deus.
3.4 O que é pecado
O profeta Isaías, no capítulo 59.2 apresenta aos hebreus um defeito na comunicação vertical entre estes e Deus: "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça".
3.5 Culpa herdada
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porquanto todos pecaram" (Rm 5.12). Assim, quando do pecado de Adão no jardim do Éden, ele representava toda a raça humana. Logo, de fato a culpa de Adão nos pertence. Pelo fato de o pecado de Adão ser imputado a nós, o chamamos de “pecado original” ou “culpa herdada”.  Chamamos assim porque Adão foi quem pecou, mas Deus imputou o pecado ao ser humano em geral (sua descendência), que não pecou originalmente, no entanto, recebeu a culpa do pecado e recebeu como herança uma natureza pecaminosa.
3.7 Há níveis de pecado?
Há um costume natural do ser humano de tentar mensurar o pecado. Podemos ver isso, por exemplo, na passagem da mulher adúltera. Ali, a mulher seria apedrejada conforme a Lei de Moisés, mas eles haviam se esquecido de que o homem que fora flagrado em adultério deveria ter a mesma condenação. Quanto a tamanho, o pecado não possui diferenciação, mas em relação a conseqüências, sim. Um assassinato, por exemplo, pode ser perdoado por Deus, mas a pessoa que foi morta não retornará a vida. Para Deus, tanto roubar dez centavos, quanto roubar um milhão é pecado, não devemos deduzir de forma diferente, pois o juízo dEle não é o mesmo que o nosso.

4. As conseqüências do pecado
Além da conseqüência já pré-anunciada por Deus de que o homem morreria (tanto física quanto espiritualmente) outras sentenças foram emitidas.
4.1 A mulher
O castigo da mulher foi duplo: 1) a dor do parto seria multiplicada e 2) a sujeição ao marido fora imposta.
4.2 O homem
Ao homem foi imposto comer do suor do rosto, trabalhando de forma fatigante por causa da terra que também fora amaldiçoada e isto enquanto estiver vivo.
4.3 A terra
Esta também sofreu conseqüências. A partir de então, ela produziria espinhos e abrolhos.

5. O Plano da redenção
O contato com Deus fora interrompido. O pecado havia cortado a conexão que Adão tinha diretamente com o Criador e para que o homem pudesse novamente ser religado o Senhor, Ele mesmo já anuncia a sentença e o plano da redenção quando se dirige à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Paulo explica esse plano: “Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados” (1 Co 15.22). Através do sacrifício expiatório de Cristo Jesus, temos a oportunidade de sermos religados a Deus.

Conclusão
O pecado é algo que quebra a nossa comunhão com Deus, por isso devemos evitá-lo ao máximo. Mas, se pecarmos, isto é, se por acidente infringirmos a Palavra de Deus, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (1 Jo 2.1), o qual em breve esmagará a satanás debaixo dos nossos pés (Rm 16.20).

Questionário
1.       O que é pecado?
2.       Qual a origem do pecado?
3.       O que é pecado original?
4.       A promessa de esmagar a cabeça da serpente já se cumpriu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário