terça-feira, 13 de março de 2012

Quem são os filhos de Deus em Gn 6?

Gn 6.1-4 – “Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.”

Introdução
 Robert Pershing Wadlow nasceu em Alton, Illinois, nos EUA, em 22 de fevereiro de 1918 e faleceu em 15 de julho de 1940. Ele é considerado a pessoa mais alta já medida no planeta, ratificado pelo livro de recordes, o Guinness World Records. Na última vez que seu corpo havia sido medido, Robert media 2,74 m de altura, pesava 200 quilos e calçava 70. A Bíblia relata sobre gigantes que popularam a terra e até mesmo a arqueologia comprova a existência deles, mas muitos ensinos mistificados a esse respeito têm sido propagados, por isso faz-se necessária uma abordagem sistemática do assunto, a fim de agregar conhecimento e preparação contra as controvérsias que permeiam o arraial evangélico.

1. Quem eram os gigantes?
A primeira pergunta que vem à nossa mente é justamente quem eram esses gigantes que a Bíblia conta. Em algumas traduções vamos ver a expressão nefilins, que é uma palavra do hebraico e que significa gigantes. A própria Bíblia já nos responde a pergunta em questão. No final do versículo 4 do capítulo 6 de Gênesis, está escrito que “Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade”. Além disso, eles eram também fruto do relacionamento dos filhos de Deus com as filhas dos homens, isto é, uma união de jugo desigual. Não há relato bíblico de algum gigante hebreu ou de outro que servisse ao Deus Todo-Poderoso. A primeira aparição deles se dá na era pré-diluviana, mas não se limita aí. Em outras épocas eles também aparecem, conforme veremos mais a frente. Segundo a tradição, esses gigantes eram perversos e destruidores. Lemos em Gn 6.5 que “viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente”, o que alude a tal pensamento.

2. Os filhos de Deus
Muito debate já foi feito em torno desse assunto. Um grupo defende que os filhos de Deus eram os demônios semelhantemente ao que está escrito em Jó 1.6. Já outro grupo defende que eram estes os descendentes de Sete. Vejamos as duas posições e analisemos juntos:

2.1 Os Anjos caídos
Certo comentarista que apóia esta posição, disse o seguinte: “...os demônios estavam tentando poluir a linha sanguínea humana para prevenir que o Messias viesse (Gênesis 3:15), O qual iria ferir a cabeça da serpente – Satanás. Então, os demônios estavam provavelmente tentando atrapalhar que isso acontecesse por poluir a linha sanguínea humana, tornando impossível que um Messias sem pecado nascesse. Nova-mente, essa não é uma resposta bíblica específica, mas é plausível e não contradiz nada do que a Bíblia ensina.”¹
Refutação: O problema dessa argumentação é que Jesus disse que os anjos não foram criados com capa-cidade reprodutora (Mt 22.23-30), portanto, contradiz sim a Bíblia Sagrada. Outro problema, é que ainda hoje existem demônios, como explicar então a existência das pessoas que têm problemas hormonais e sofrem de gigantismo? Seriam eles filhos de demônios? Para explicarem essa questão seus defensores dizem que esses demônios foram presos depois de cometerem tal ato, citando Judas versículo 6, que diz: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.” Embora o texto de Judas esteja no hall dos versículos mais difíceis de serem interpretados, ele não dá base explícita para tal entendimento. Pois se assim fosse, teríamos que reconhecer seres meio-homens e meio-anjos. Outra observação importante se á a respeito da expressão “tomaram para si mulheres”, a qual é usada no A.T. somente como referência ao casamento legítimo, nunca às relações sexuais ilícitas. Além disso, não somente os anjos, mas também os seres humanos são mencionados no A.T. como filhos de Deus (cf. Is 43.6; Dt 14.1). Outro ponto que merece nossa atenção é na aparição de outros gigantes após a era pré-diluviana. Se restaram apenas Noé e sua família, como continuariam aparecendo novos gigantes na terra? Partindo desse pressuposto, não podemos admitir que os filhos de Deus em Gn 6 sejam os demônios.

2.2 Os descendentes de Sete
O mais aceito para interpretar a passagem de Gn 6 seria que os filhos de Deus fossem os descendentes de Sete, filho de Adão e irmão de Caim. Conforme já aprendemos, Caim desprezou a Deus e matou seu próprio irmão Abel. O quinto depois de Caim, isto é, de sua descendência, é o primeiro na história bíblica a manter um casamento bígamo (Lameque). Foi também ele que assassinou um homem que o feriu e um mancebo que o pisou (Gn 4.23,24). Já ao olharmos para Sete, a Bíblia nos mostra que através de sua descendência viriam pessoas que adorariam a Deus: “Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor” (Gn 4.26b).

3. Outros Gigantes
Os gigantes não viveram apenas no período pré-diluviano. Vejamos:
Refains – eram chamados de zanzumins pelos amonitas (Dt 2.20).
Emins – Foram os primeiros habitantes de Moabe (Dt 2.11) e também foram derrotados por Quedorlaomer.
Zuzins – Aparecem em Gn 14.5 na batalha de Quedorlaomer que os vence e depois também luta contra mais 5 reis (Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Belá), derrota-os, toma seus despojos e prende a Ló, sobrinho de Abrão.
Anaquins - Povo que nos tempos antigos morava na região montanhosa de Judá (Js 11.21).
1 Cr 20.4-8 em paralelo com 2 Sm 21.16-22 temos referências de mais quatro gigantes, dessa vez isolados em meio aos filisteus:
1) Isbi-Benobe, cuja lança tinha o peso de trezentos siclos de bronze (3,5 Kg), o qual intentou matar Davi e foi morto por Abisai, filho de Zeruia;
2) Safe ou Sipai, que foi morto por Sibecai, o husatita;
 3) Lami (irmão de Golias, o giteu, de cuja lança a haste era como órgão de tecelão) que foi morto por El-Hanã, filho de Jair (alguns tentam trazer contradição entre o descrito em 1 Cr 20 e o que está em 2 Sm 21, mas trata-se de um erro de copista no livro de Samuel e em Crônicas a versão é a correta, além de mostrar que era Golias quem carregava a lança como órgão de tecelão e não Lami – cf 1 Sm 17.7).
4) um homem que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé e que foi morto pelo sobrinho de Davi, Jônatas, filho de Simei.
Além deles temos Golias que foi derrotado por Davi, o qual tinha 6 côvados e 1 palmo de altura (cerca de 3 m). Golias usava um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze (60 Kg). Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro (8,5 Kg – 1 Sm 17.5-7). Ele era chamado de campeão.

4. Aprendendo com Israel
Infelizmente, mesmo depois do povo de Israel ter experimentado grandes milagres e livramentos, apenas dois homens foram considerados dignos de adentrar à terra que já havia sido prometida a Abraão: Josué e Calebe. Moisés levantou 12 homens, um de cada tribo para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias eles trouxeram um relatório um tanto desanimador. A terra realmente manava leite e mel, mas era habitada por gigantes, os anaquins, que os fizeram sentir-se como gafanhotos se comparados pela estatura. Saindo um pouco do tema central desta lição (de que os filhos de Deus eram ou não os anjos caídos), aprendamos com Israel. Se Deus prometeu, Ele cumpre. Não precisamos temer os gigantes que tentam nos assolar, pois “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19).

Conclusão
Os filhos de Deus eram os da geração piedosa de Sete. Na dispensação da Graça o único meio para ser um filho legítimo se dá mediante a obra vicária de Cristo, não abrindo margem para outra interpretação. Somos filhos de Deus pela fé: “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1.12,13).

Questionário
1.      O que significa nefilim?
2.      De quem eles eram filhos?
3.      Quem eram os filhos de Deus?
4.      O que aprendemos com Israel?


__________________________
Notas
¹ Trecho do livro “Os Três Planetas Terra de Deus” de autoria de J. Torres citado em http://www.gotquestions.org/portugues/gigantes-Nefilins.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário