segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Criação

Gn 1.1-3,25-27,31“No princípio criou Deus os céus e a terra.  A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: haja luz. E houve luz. Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.”

Introdução
Um tema importantíssimo para as sociedades primitivas era a respeito da criação. Desde o princípio o homem procurava respostas e em seu âmago sempre batia a latente pergunta: De onde viemos? Quem nos criou? Quem nasceu primeiro? Ovo ou galinha? Perguntas que transcenderam as primeiras civilizações e que ainda hoje é objeto de estudo. Um assunto que parece remontar os primeiros séculos e ao mesmo tempo possui teor hodierno, isto é, atual, moderno. Falar da criação é falar do Criador, um tema que não podemos deixar de abordar.

1.  A Teoria do GAP
Muitos teólogos não aceitam esta teoria. Contudo, há grande fundamento exegético e explica-nos em certo ponto a existência dos dinossauros. Gap é uma palavra inglesa que significa “lacuna”, “intervalo”, “hiato”. Quando olhamos para os dois primeiros versículos da Bíblia, podemos notar um intervalo entre eles, separados através de um ponto. Entre Deus criar os céus e a terra há um ponto que divide o planeta de um determinado caos (sem forma e vazia). Outro fator importante, é a tradução da palavra “era” de Gn 1.2. Segundo Chales C. Ryrie, um grande exegeta, essa palavra é hayah no hebraico, que pode significar “tornou-se”. Assim, poderia se traduzir da seguinte forma: “a terra tornou-se sem forma e vazia”. Como se tornou sem forma e vazia? De acordo com a teoria, quando satanás fora expulso juntamente com a terça parte dos anjos, colidiu com o planeta, destruindo inclusive os dinossauros que já existiam. Para defender essa tese é usado o que Jesus disse em Lc 10.18: “Eu via Satanás, como raio, cair do céu”. A sugestão é que como a ciência diz que os dinossauros foram extintos após a colisão do planeta com um meteoro, assim a queda de satanás proporcionou tal destruição, tornando a terra sem forma e vazia. O principal questionamento dessa teoria por parte dos que não a aceitam é como poderia Deus dizer que tudo o que criou era bom se a destruição de animais e plantas e a queda de satanás não era algo bom?  Além disso, os que não a aceitam crêem que os dias da criação, a saber, os seis, são literais, ao passo que os defensores da teoria os têm por alegóricos, isto é, simbólicos. De fato, o assunto é polêmico e divide a opinião. O objetivo desse material não é esgotar o assunto, mas estimular uma discussão entre os alunos para que possamos chegar a um senso comum. Só para constar, no dia em que estudamos esta lição não chegamos a um senso comum, mas foi gostosa a discussão saudável proporcionada pelos que aceitavam a teoria e os que mantinham opiniões diferentes.

2.  As Etapas da Criação
A Bíblia relata que Deus criou a terra em seis dias (Gn 1.31). Para a mente humana isso seria impossível, uma vez que os testes de Datação Radioativa (Carbono 12) estimam para o planeta uma idade de 4,5 bilhões de anos. Mas para um Deus Onipotente, isso seria fichinha, afinal, segundo depreendemos da Bíblia, Adão fora criado adulto. Não poderia também ser a terra criada em fase adulta? Alegóricos ou literais, vejamos o que foi criado por Deus em cada um dos dias:
2.1 Primeiro dia:
Criação da luz. Fez separação entre luz e trevas, isto é, o dia e a noite. Esta luz ainda não era o sol.

2.2 Segundo dia
Criação do céu (firmamento).

2.3 Terceiro dia
Criação do planeta Terra. Dividiu a terra das águas e criou as espécies vegetais.

2.4 Quarto dia
A criação do sol, da lua e das estrelas. Segundo a astronomia a idade do sol é de 4,8 bilhões de anos. Como poderia ser o sol ser 0,3 bilhões de anos mais velho do que a terra se esta foi criada antes? Bem, o sol é um conglomerado de gases. Deus já havia criado a luz no primeiro dia? Naquela ocasião, os gases eram uma espécie de nuvem de poeira muito maior que o sistema solar. Segundo pesquisadores da USP “por algum motivo que ainda não é bem explicado essa nuvem encontrou condições para se aglomerar, se juntar em pequenos blocos (...) Um desses blocos, o que se formou primeiro, no centro da nuvem, ficou tão grande e pesado (...) que acabou por se transformar numa estrela: o Sol.”

2.5 Quinto dia
Criação de animais aquáticos, aves e animais que se arrastavam.

2.6 Sexto dia
Criação de animais domésticos, selvagens e répteis. Em seguida, vem a obra-prima da criação, o homem. Segundo o versículo 27, Deus criou homem e mulher (macho e fêmea), ou seja, não havia um sexo intermediário, uma terceira opção, como muitos têm defendido atualmente.

2.7 Sétimo dia
Descansou Deus de toda obra que fizera (Gn 2.2).

3.  A Criação e o Criador
Conforme tivemos a oportunidade de ver, todas as coisas foram criadas por Deus e mesmo apesar do livro do Gênesis contar a respeito, isso já rendeu muita discussão no passado, por parte de filósofos e teólogos que não se firmaram na sã doutrina. As testemunhas de Jeová, por exemplo, não crêem que Jesus é Deus e desta forma negam que Ele é o Criador. Essa doutrina não é nova, mas teve origem com um homem chamado Ário, um erudito que nasceu por volta de 258 d.C. na Líbia. Baseando-se em um texto isolado de Provérbios 8.22, onde diz que Deus "criou" a sabedoria desde o princípio e identificando a sabedoria com o Logos (o Verbo de Jo 1.1), Ário classificou o Filho como sendo uma mera criatura, ainda que fosse a maior das criações de Deus. Desejando evitar uma posição que parecesse um politeísmo, acabou negando a divindade do Filho de Deus. Esse problema é fácil de resolver, pois a primeira menção de Deus na Bíblia é Elohim, um substantivo no plural. Ao pé da letra, poderia ser traduzido para o português como "deuses". Todavia, quando usado em referência ao Deus verdadeiro, é acompanhado de verbos conjugados no singular, o que qualifica não se tratar de uma multiplicidade de deuses, mas, sim, de um único Deus. É como se lêssemos Gn 1.1 assim: “No princípio criou ‘deuses’ o céu e a terra...”. Elohim é empregado sempre que se descreve o poder criativo e a onipotência de Deus. Logo, está-se falando do Deus criador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a Santíssima Trindade. Uma breve passada pelos escritos de João também elimina essa dúvida e revela quem estava dialogando em Gn 1.26: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Segundo o discípulo amado, no princípio (paralelo com Gn 1.1) era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio (novamente paralelo com Gn 1.1) com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.1-3).

4.  Criação x Evolução
O evolucionismo é um assunto que merece nossa atenção, uma vez que as escolas estão cada vez mais aderindo a tal ensino em detrimento do criacionismo bíblico. Essa teoria tem por criador Charles Darwin, um cientista inglês. Segundo a teoria da Evolução das espécies, o mundo é o resultado de bilhões de anos de evolução, pela qual as formas de vida mais simples evoluíram para as formas de vidas mais complexas, até chegarem ao homem. Isso, no entanto, não significa que Darwin estava negando a existência de Deus. Em verdade, ele estava atribuindo o fato biológico ao Criador. Mas aqueles que buscavam ensejo para anular o argumento da criação como prova da existência de Deus, usaram sua teoria como base. Dentre as pessoas que mais foram influenciadas pela teoria da evolução, podemos citar Karl Marx e Adolf Hitler. Este queria dizimar as pessoas a fim de separar uma raça evoluída e aquele, embora filho de judeus convertidos ao cristianismo, aproveitou-se para militar contra a fé, influenciando diversas áreas científicas. Embora não esgotaremos o assunto nesta lição, fica para nós a fé nas Sagradas Escrituras e a crença de que, o criacionismo é a verdade acerca da origem do homem e das coisas que nos cercam.

Conclusão
Entender a criação é compreender a grandeza e a majestade divina. Por isso o salmista disse: “Quando com-templo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que esta-beleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” (Sl 8.3,4)

Questionário
1.       O que significa a palavra GAP?
2.       Deus criou algum ser intermediário entre homem e mulher?
3.       O que significa Elohim?
4.       Quem criou a teoria da Evolução das espécies?

Nenhum comentário:

Postar um comentário