quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Igreja Que Deixou Jesus do Lado de Fora

Ap 3.14-22“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”


Relembrando o que já estudamos:

A Igreja que deixou o primeiro amor (Éfeso)
A Igreja Perseguida (Esmirna)
A Igreja que se misturou com o mundo (Pérgamo)
A Igreja que tolerou falsos ensinos (Tiatira)
A Igreja que estava morta (Sardes)
A Igreja que tinha uma porta aberta (Filadélfia)

Particularidades

2 igrejas estavam aprovadas (Esmirna e Filadélfia)

3 igrejas são elogiadas, mas repreendidas (Éfeso, Pérgamo e Tiatira)

2 Igrejas estavam naquele instante reprovadas, mas Jesus deixa conselhos (Sardes e Laodicéia)


Características da Igreja em Laodicéia

·      Laodicéia era um centro bancário de fabulosas reservas financeiras;

·      Suas principais indústrias eram de tecidos e tapetes de lã;

·      Possuía também uma faculdade de medicina.

·      A igreja não era acusada de imoralidade, nem de idolatria, nem tão pouco de franca apostasia;

·      perseguição era desconhecida naquela localidade.


A Apresentação de Cristo

A maneira como Cristo se apresentou contrasta o que eles viviam:

1) O amém: Ele é cumpridor das promessas. Uma vez que aquele pastor se achava auto-suficiente, Jesus se apresenta como Aquele que poderia mudar a história daquela congregação. Ele havia prometido que estaria com a Igreja todos os dias, até a consumação dos séculos. Como o próprio Jesus estava do lado de fora, Ele estava relembrando o anjo daquele ministério que, se ele abrisse a porta, a promessa poderia ser cumprida e eles gozariam de íntima comunhão com o Salvador.

2) Testemunha Fiel e Verdadeira: Jesus é a testemunha porque vê todas as coisas (Pv 15.3). Ele conhece nossos pensamentos (Sl 139.23). Ele sonda nossos rins e o coração (Ap 2.23). Não podemos escapar dos Seus olhos e nem temos condições de escapar de sua Onisciência. Ele é fiel porque Ele não abandona os Seus, ao contrário do que fizeram com Ele. Deixando-O do lado de fora e Verdadeiro porque o que dizia era verdade; A diferença é que Cristo ao apontar a verdade para alguém, não a faz com o intuito de humilhar, rebaixar, trazer contenda ou meramente acusar. Seu objetivo é trazer arrependimento. Quando o Senhor confronta nossas falhas é com a intenção de ver mudanças. Sua Verdade liberta (Jo 8.32,36).

3) Princípio da criação de Deus: Aqui Ele mostra que é o Criador o que vai de encontro (não ao encontro) com a auto-suficiência. Aquele pastor tinha uma boa condição financeira e acabou se perdendo nisso. Achava-se capaz para tudo, como se o dinheiro pudesse comprar todas as coisas. A sensação de poder o ludibriou e não enxergava mais como deveria. Assim sendo, a criação, que precisa do Criador, estava querendo ser independente, mas Aquele que participou ativamente da criação (Gn 1; Jo 1.1-14) estava ali e poderia transformar com uma só palavra a história daquela congregação. Ele deveria reconhecer que necessitava de Jesus, que era dependente do favor divino e deixar que o Criador tomasse Seu lugar na Igreja. Infelizmente, muitos líderes querem tomar o lugar de Cristo. Somos parte do corpo, mas Ele é o cabeça. É Ele quem toma as decisões. É Ele quem rege o corpo. Mas ao invés disso, homens têm tomado decisões sem a devida sobriedade espiritual, seguem seus próprios pensamentos e desejos infames, governando suas congregações como se fossem donos delas. Todavia, Jesus é o dono da Igreja!!! Ele é o Cabeça!!!


Características negativas de Laodicéia

1.       Era morna – Laodicéia não possuía água potável, assim sendo, o suprimento de água era feito através de canalização por aquedutos. Dessa maneira ela importava água de duas cidades vizinhas: Hierápolis e Colossos. As três formavam o eixo político judicial do continente, embora Laodicéia fosse o centro financeiro, possuindo grandes somas em ouro. A primeira (Hierápolis), ao norte, possuía fontes térmicas (água quente) medicinais e a segunda (Colossos), ao sul, era abastecida por uma fonte de água fria vinda das montanhas. Tanto a água quente vinda de Hierápolis quanto a água fria vinda de Colossos chegava em Laodicéia morna e não potável em função do longo percurso pelo aqueduto. Essa água morna causava náuseas nos cidadãos de Laodicéia e Jesus usa de uma situação daquela cidade para ilustrar seu repúdio pela atitude daquelas pessoas. A mornidão nada mais era do que a apatia. Entende-se por apatia alguém sem energia, indiferente, indolente. São pessoas que não tem vontade de fazer as coisas, fazem por fazer, por obrigação ou outro motivo. Eram pessoas indiferentes com Jesus e com Sua Palavra, ao ponto de prevalecer suas vontades e deixarem o Mestre do lado de fora. Eram pessoas mal resolvidas, em cima do muro que não optavam nem pelo mundo e nem pelo Senhor. Estavam com um pé no Evangelho e outro no mundo. Eram pessoas que não participavam ativamente do propósito de Cristo e não passavam de meros freqüentadores, esquentadores de banco, apáticos.

2.       Achava-se auto-suficiente – Já não é à toa que o sábio pedia o básico para sua sobrevivência (Pv 30.8,9). Muitas pessoas perderam o foco do Senhor ao experimentar a tão buscada “pro$peridade”. Ao invés de buscarmos as bênçãos financeiras em primeiro plano, devemos buscar ao Senhor e fazer Sua obra, sabendo que nossas necessidades serão supridas pelo Deus da Provisão (Gn 22.14).

3.       Deixou Jesus do lado de fora – Apesar de usarmos essa passagem em que Jesus bate à porta para evangelizar muitas pessoas, é uma dura realidade que Ele estava batendo na porta da igreja, pois estava do lado de fora e não na porta do coração do ímpio. Que possamos deixar o Jesus ser o verdadeiro Senhor da Igreja. Muitas pessoas estão idolatrando suas lideranças e acabam dividindo a Glória indivisível com personalidades carismáticas. A Glória é dEle, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas (Rm 11.36).


Conselhos para a Igreja em Laodicéia

1.       Comprar de Jesus ouro refinado – Embora aquela cidade possuísse um centro bancário e a igreja achasse que não precisava de mais nada, Jesus mostra a eles a verdadeira riqueza, não de algo corruptível, mas um ouro refinado (Ap 1.15; Sl 12.6; Sl 66.10).

2.       Comprar de Jesus vestes brancas – Embora aquela cidade fosse produtora de tecidos e tapetes de lã, não tinham condições de confeccionar para si mesmos vestes de santidade (Is 1.18, Ap 7.14; 22.14).

3.       Comprar de Jesus colírio – Embora estivessem ali médicos e estudantes de medicina, eles não conseguiam enxergar os preceitos básicos de Deus. A pessoa que está auto-suficiente não consegue olhar para Deus, ela olha para si mesmo, para o dinheiro, para os homens, para os recursos terrenos (Sl 121.1,2; Jr 17.5-8).

4.       Serem zelosos – Uma pessoa sem zelo é desmazelada, descuidada, sem capricho, bagunceira, negligente, insensato, imprudente, etc. Precisamos ser cuidadosos e fazer as coisas bem feitas (Jr 48.10, Rm 6.19).

5.       Arrependimento – O verdadeiro arrependimento é descrito em 2 Cr 7.14 (humilhar, orar, buscar a Deus e abandonar os maus caminhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário