quarta-feira, 2 de março de 2011

Resgatando o valor da Palavra de Deus

Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

Acabei de ler um livro do Ciro Sanches Zibordi, pastor da Assembléia de Deus em Cordovil, no Rio de Janeiro. Sob o título “Mais erros que os pregadores devem evitar” , publicado pela CPAD, ele faz um diagnóstico de como está a Igreja na atualidade. Não posso dizer que concordo em 100% com suas idéias, mas o tema central é sem sombra de dúvidas pertinente.
A Palavra de Deus perdeu o valor para as pessoas. O número de super-astros do Evangelho aumentou e virou moda chamarmos tudo que algum “crente” faz de “Gospel”. Os modismos estão cada vez mais adentrando nas igrejas e nem precisam mais se disfarçar.
Se um ícone da sociedade moderna escrever algum livro a respeito de finanças, psicologia ou até mesmo religião, as pessoas terão “fome” por esses comentários. Experimente imaginar se o deputado “Tiririca” escreve sua biografia, ou se o Roberto Justus comente algo sobre finanças. Na verdade não precisamos ir longe. A sociedade não é muito de ler mesmo, prefere programas de fofoca ou reality shows repletos de pornografia e sem alguma edificação.
Cartas às 7 igrejas da Ásia
Algo que mexeu bastante comigo nas últimas semanas, foram as cartas enviadas às 7 igrejas da Ásia, registradas nos capítulos 2 e 3 do livro das Revelações, o Apocalipse. O livro em questão, tem sofrido vários pontos de vista de interpretação, tais como o preterista, histórico, futurista, simbólico e eclético. Entretanto, não há como desconsiderar a aplicação contemporânea dessas cartas, escritas por João e ditadas por Jesus (Ap 1:10,11).
Podemos observar que, todas elas embora possuam suas particularidades, possuem também similaridades. a) Todas elas são dirigidas “ao anjo da igreja” (o pastor). b) possuem uma descrição abreviada dAquele que as envia, a saber, o Cristo. c) Jesus afirma a todas “Sei” (2.2,9,13,19; 3.1,8,15). d) possuem ou uma palavra de louvor ou de censura. e) O Messias lembra de Sua vinda e o que há de acontecer conforme a conduta de cada pessoa. f) A cada igreja é repetido “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. g) Há ainda promessas aos vencedores do bom combate da fé, dizendo “ao que vencer...”.
Essas igrejas da Ásia Menor, atual porção da Turquia, não reportavam diretamente a um Apóstolo, bispo, ancião ou presbítero, como muitos pensam. A prestação de contas não era como em uma empresa, cujo organograma se divide em Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Diretores e Presidentes. Os “anjos” assim chamados por Jesus, prestavam contas de suas obras diretamente a Ele. A falta de apreço pela Palavra do Senhor está formando líderes da era comercial evangélica. Muitos falsos obreiros estão interessados apenas em ganhar dinheiro, cobrando uma fortuna para pregar em um congresso, outros em serem famosos e há ainda aqueles que buscam o reconhecimento humano. O pastor Ciro chega a contar em seu livro citado anteriormente, de pregadores que não gostam de interpretar a Bíblia, pois o que querem é pregar.
Segundo podemos observar, os efésios se mostraram fortes em doutrina e fracos em amor. Os irmãos de Esmirna foram materialmente pobres e espiritualmente ricos. A igreja de Pérgamo resistiu às perseguições, mas tolerava a falsa doutrina de Balaão e dos nicolaítas. A de Tiatira era uma igreja muito ativa, mas que não tirou a má influência de uma mulher imoral e idólatra. Entre a igreja quase morta em Sardes e a congregação morna em Laodicéia, encontravam-se os irmãos perseverantes e fiéis em Filadélfia. Usamos várias vezes Ap 3:20 para evangelizar pessoas, mas é triste quando entendemos que na verdade, Jesus não estava de fora do coração do ímpio e sim da igreja em Laodicéia.
Ao invés de acontecerem campanhas e mais campanhas, semana do sopro ungido, da vassoura ungida, por que não fazemos campanhas para maior participação na Escola Bíblica Dominical? Repare que alguns líderes das igrejas da Ásia estavam aceitando doutrinas estranhas à Palavra de Deus, a de Balaão, a dos nicolaítas e a de Jezabel, além da aparição de falsos apóstolos (Ap 2:2) e falsos judeus (Ap 2:9). Precisamos ser como os bereanos que eram "mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17:11).
Precisamos resgatar o valor pela Palavra do Senhor. Valor é algo que possui, perdoe-me a redundância, “valor”, mas não possui preço. É inegociável. Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, aí estará o nosso coração (Mt 6:21). Façamos como o salmista que mostrou-nos seu profundo apreço acerca da Bendita Palavra do Senhor que, ao invés de colocar tesouros que o ladrão pode roubar e a traça e a ferrugem podem consumir no coração, optou por esconder as Escrituras, a fim de não pecar contra o Deus da Palavra (Sl 119:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário