terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Onde estão seus frutos?

Onde estão seus frutos?


Texto base: Mc – 14 – No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.

Introdução

Já ouvi pessoas dizerem que Cristo fora injusto nesta ocasião por amaldiçoar a figueira, entretanto, ao analisar cautelosamente o que o evangelista Marcos registrou, percebemos a preocupação de Jesus em procurar frutos. Ele não foi em busca de sombra e nem de um lugar para repousar. Outra coisa que nos chama a atenção é seu interesse em achar figos em um dia em que ninguém mais procuraria, pois não era tempo de figos. De fato, a volta de Cristo se dará em tempos semelhantes, quando ninguém estiver esperando. Fico imaginando a expressão dos discípulos quando Ele foi procurar figos. Alguns certamente indagavam em seus pensamentos “por que Ele está procurando? Não é tempo de figos!”. Por isso é que Ele virá como um ladrão (Ap 3:3). Para darmos seqüência, preciso que você tenha comigo a revelação da árvore.

1.      A revelação da árvore – Jesus sempre fez analogias entre o ser humano e árvores a fim de enfatizar os frutos que precisamos produzir. A maneira pela qual conhecemos alguém se dá pela mesma forma que conhecemos uma árvore. Sabemos que é pé de manga por causa da manga, que é goiaba por causa da goiaba e assim por diante. Mas para que qualquer árvore produza seus frutos, elas precisam de que todos seus membros funcionem conforme o fim pelo qual foram criados.

1.1.   Raiz – É o início de tudo, qualquer árvore sem raiz não sobrevive. Jesus é o início, é o meio e o fim, o Alfa e o ômega, a Raiz de Davi, o início de uma geração de verdadeiros adoradores, de homens e mulheres segundo o coração de Deus. Vejamos algumas características da raiz de uma árvore:

1.1.1.     Essencial para a sobrevivência de uma árvore - Uma árvore (pessoa) sem Raiz (Jesus), não é capaz de sobreviver. Precisamos deixar essa Raiz se aprofundar para que tenhamos vida em abundância. Quanto mais a raiz se aprofunda, mais a árvore absorve nutrientes. Mateus – Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.

1.1.2.     Influencia o fruto - Onde estamos enraizados? Essa pergunta deve ser feita a cada um de nós. Jesus disse que somos chamados para dar muito fruto e que este permaneça, porém, a única maneira é deixar que sejamos os ramos, pois Ele é a Videira verdadeira. Se alguém estiver nEle, desse dá muito fruto. Muitas pessoas querem servir a Jesus, mas querem manter suas raízes mundanas: assistir novelas, programas sem edificação alguma, contar mentiras, olhar as mulheres, enfim, manter os velhos hábitos. Dessa forma, seus frutos serão mundanos e jamais espirituais, pois não estão firmados na Videira Verdadeira. Ezequiel 31:7 - Assim era ele formoso na sua grandeza, na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas.

1.1.3.     Sem raiz não há fruto - Jesus ainda diz que aquele que está nEle (a Videira verdadeira), esse sim produz muito fruto. Aquele porém, que não está não produz (João 15:5). Percebemos pessoas que querem falar de Deus, mas sem vida em Deus. Conheço pessoas que falam de Jesus, mas nem sequer O aceitaram. Portanto, não se pode frutificar. Certa vez uma dessas pessoas disse-me o seguinte (querendo dizer sobre nosso trabalho evangelístico e umas apresentações que sua banda faz): “Nossos caminhos são paralelos”. Respondi que é verdade, pois nunca se encontrarão. Um deles tem Jesus e o outro não, jamais chegaremos em um denominador comum. Oséias - Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; eles não darão fruto;

1.1.4.     Função: Absorver água e nutrientes e sustentação – Quando temos essa Raiz bem aprofundada em nossas vidas, podemos absorver os melhores nutrientes (Revelação da Palavra de Deus, Fortalecimento, Edificação, Intimidade, Renovo...), além de estarmos sustentados em todos os sentidos (espiritual, emocional, familiar, financeiro, material...) e somos comparados ao homem prudente que construiu sua casa sobre a Rocha e vindo a tempestade, sua casa ficou intacta, pois estava sustentada, possuía uma boa Base. Somos como os montes de Sião, que não de abala mas permanece para sempre (Salmos 125:1), podendo cair tempestade, perseguição, granizo, queimadas, mas o Senhor está ali ao nosso redor dando todo o sustento necessário. Salmos 1:3 - Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas. Romanos 11:18b - não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

1.2.   Caule – Simboliza nosso coração. Vejamos algumas características:

1.2.1.     Transporta sais minerais das raízes para cima e das folhas para baixo – Nosso coração é o maior transportador de emoções e sentimentos. Embora ele seja enganoso, precisamos cuidar bem dele, a fim de deixar que a Palavra de Deus seja armazenada nele ao invés de que seja depósito de maus pensamentos, homicídios... Mateus - Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

1.2.2.     Sem uma boa raiz não tem um bom caule – Se nosso coração estiver fundamentado na Palavra de Deus, isto é, em Jesus, teremos o melhor tesouro e dessa maneira nosso coração será um verdadeiro depósito da presença do Senhor. Mateus - Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

1.2.3.     Armazena substâncias reservas – Nosso coração deve, como o caule de uma árvore, armazenar substâncias reservas (a Palavra de Deus), pois é esta Palavra que nos dá livramento e escape perante os ataques de nosso adversário, que nos dá direção quando estamos sem saber o rumo certo (Salmos 119:105), é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4:12), proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e instruir em justiça (II Tm 3:16). Do que está cheio o seu coração? Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

1.2.4.     Possui dois tipos de crescimento: Primário e Secundário (é formado Para que tenhamos um coração segundo a vontade do Senhor, precisamos deixá-lo morrer (para que tenha uma casca morta, o súber – casca morta impermeabilizadora e protetora) avançando para o crescimento secundário, o qual fortalece a largura do tronco da árvore. Há pessoas que só querem crescer para cima, ou seja, buscam apenas experiências espirituais, mas não se alimentam na Palavra de Deus. Existem muitos crentes assim. Precisamos ser crentes maduros e não meninos, como os da igreja de Corinto. Paulo diz que entre eles não faltava dom algum (I Co 1:7), porém, não podia conversar com eles como espirituais, mas como carnais (I Co 3:1). Uma árvore que crescer apenas para cima, com a tempestade e os fortes ventos ela desabará, mas uma que cresce para os lados é fortalecida. II Timóteo 3:16 – Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;

1.3.   Folhas – Simboliza nossos olhos. Vejamos mais características:

1.3.1.     Realizam a captação da luz para alimentar e respirar – Nossos olhos precisam captar coisas boas, pois se nossos olhos forem bons, todo nosso corpo será bom. Vemos muitas pessoas com a visão de serem médicos, mas nem todas querem pagar o preço para isso, depositando todo o corpo para estudar, esforçar e tudo mais, pois seus olhos não são bons o suficiente. Uma pessoa que olha para Cristo e Sua Palavra, obedecendo-a e pagando o preço da santidade, capta a energia solar (Presença do Espírito Santo), cumprindo o que Paulo diz na sua carta aos Romanos, capítulo 8 e verso 5: “os que são segundo a carne, inclinam-se para a vontade da carne, mas os que são segundo o Espírito, inclinam-se para a vontade do Espírito”. Onde estão os teus olhos? No autor e consumador da nossa fé ou no mundo? Mateus 23 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Salmos 1:3 - Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. OBS: Cactus – Folhas à espinhos – Ainda que estejamos passando por provas, desertos onde ficam os cactus, precisamos continuar tendo boas candeias, pois todo deserto tem um fim e todo cactus tem folha. Mesmo em meio à sequidão ele transforma a luz solar em alimento

2.      A importância do fruto

Quando Deus criou as árvores, fez questão que elas fossem frutíferas.

Gênesis - E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

Fruto ≠ Fruta


Função do fruto: Proteger as sementes e liberá-las quando estiverem no ponto de multiplicar outras. Por isso Jesus procurou frutos na figueira. Sem frutos a árvore não serve para nada. Se os frutos estão ruins, as sementes estão danificadas. Um agricultor não quer multiplicar árvores problemáticas e sim as de qualidade. Precisamos ser boas árvores que são conhecidas pelos bons frutos e multiplicar fazendo discípulos por todas as nações. Um discípulo problemático, cujos frutos são a rebeldia, a maledicência, entre outros, multiplicará outras árvores (pessoas) iguais. Estou cheio de ver pessoas se contaminado com árvores ruins, recebendo a seiva venenosa dos maus frutos dessas pessoas. Chegam com muito potencial na igreja, mas acabam saindo do foco pois se misturam com árvores ruins. Até mesmo João Batista prezou pelos frutos, ele sabia que havia pessoas má intencionadas enquanto batizadas, que contavam falsos testemunhos dizendo que mudaram e que eram boas, mas ele já os alertava dizendo que não adiantava falarem, mas comprovarem a mudança, o arrependimento pelos frutos. Mateus 3:8 – Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.

3.      Os frutos do crente – Mas que fruto devemos produzir, portanto? O Apóstolo dos gentios fala abertamente à igreja da Galácia e enumera 9 sabores que este fruto deve ter. Ele não chama de frutos do Espírito, mas de fruto, isto é, todo cristão deve produzir todos estes, sem exceção.

Gálatas - Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.


Pr. Vinicius Couto
Contato: (32) 9994-8837

Nenhum comentário:

Postar um comentário